Guarda-roupa Cápsula: como fazer


Um guarda-roupa de cápsula é tão condensado como o nome sugere e contém apenas dez a quarenta itens sazonais de roupas, sapatos e acessórios, dependendo do seu estilo de vida, preferências e coloração pessoal. Como os armários de cápsulas enfatizam a qualidade em relação à quantidade, eles são construídos cuidadosamente com curadoria para promover o mais alto nível de funcionalidade. Eles são projetados para ajudar as mulheres (e os homens) a fazer mais com menos.


Durante séculos, medimos o sucesso de uma mulher com a frequência com que ela se deslumbrava com um novo vestido ou um único par de sapatos. E, no entanto, graças os fenômenos como a fadiga das decisões, onde muitas decisões ao longo do dia esgotam a nossa energia mental, um novo conceito começou.

Se você também já se sentiu exausta pelo número de escolhas que precisa fazer todos os dias, você não está sozinha. Esse esgotamento é real e é uma das razões pelas quais muitas pessoas importantes, como Steve Jobs e Barack Obama a uma série de designers de moda, escolheram a reduzir o número de decisões que tomam todos os dias, vestindo essencialmente a mesma coisa.

"Decisões minimalísticas do armário significam mais tempo para a vida."

Mas para alguns amantes da moda, o curativo uniforme pode parecer sufocante. E felizmente, há outra alternativa que permite brincar um pouco a mais e qual vamos apresentar em seguida.

Então, o que podemos fazer para pouparmos nossa conta bancária, não saturarmos nosso armário de coisas que não usamos e alem de tudo não cairmos no tédio?

"Guarda-roupa de cápsula é o futuro da moda feminista."

Caroline Rector, a blogueira de Unfancy, que ajudou a popularizar cápsulas nos últimos anos, descreve a cápsula como “uma prática de editar seu guarda-roupa para suas roupas favoritas (roupas que se adequam ao seu estilo de vida e corpo agora), remixando-os regularmente e comprando menos frequentemente e mais intencionalmente “.


E por onde começar?

1. Não há melhor maneira de decidir o que manter e o que não manter, do que experimentar tudo. Tirar tudo para fora do armário, experimentar peça por peça, decidindo em manter um item na base dos 3 sim.

Pode parecer muito trabalho, mas tirar tudo e ver tudo de uma vez é uma boa maneira de obter uma visão abrangente do que você possui, conectando o que funciona bem junto e observando qual porcentagem de suas posses você realmente usa regularmente. Você também vai querer identificar todas as peças que precisam ser modificadas ou consertadas antes da inclusão.

Tudo o que acaba na pilha “Não” você pode doar para instituições de caridade ou vender nós brechós físicos ou on-line.

"É uma solução eco-consciente e poupadora da própria sanidade

na busca infinita do que usar."

2. Sua cápsula deve ter no máximo 40 peças que você usa diariamente, incluindo tops, parte de baixo, vestidos, agasalhos e sapatos. Os itens que não devem ser incluídos neste número incluem roupa de dormir, roupas íntimas, roupas de exercícios e acessórios. As peças que você usará apenas numa ocasião especifica (como um vestido para um casamento) também não contam.

À medida que você considera o que incluir na sua cápsula, pergunte a si mesmo:

  • Posso usar essa peça de várias maneiras?

  • É algo que eu sei que eu realmente usarei com base em um histórico de usá-lo no passado?

  • É apropriado para a estação e a temperatura?

  • É bem feito o suficiente para que eu confie nisso nos últimos três meses com desgaste repetido?

3. Uma vez que você selecionou as suas 40 peças de cápsula, empacote o resto da sua roupa e guarde-a fora da vista. Isso tornará mais fácil para você manter sua cápsula original.

Com certeza vai achar um montão de peças que entraram no esquecimento e isso pode ser um sinal de que você pode liberá-las de forma permanente, tornando a confusão ainda menor a longo prazo.

"Ter um guarda-roupa cápsula não significa remover as roupas que você ama,

mais sim fazer o espaço para as roupas que você realmente usa."

4. Uma vez que você escolheu sua cápsula e armazenou tudo o resto, você está pronto para viver nela. Use apenas as peças na sua cápsula por três meses seguidos.

5. Perto do final de seus três meses, reflete sobre o que funcionou e o que não aconteceu. Você desejou que você tivesse incluído mais cores ou descobriu que você usa saias com menos frequência do que pensou? Leve em conta essas descobertas enquanto planeja sua cápsula para a próxima temporada. E se você descobrir as lacunas que precisam de preenchimento, dê tempo para comprar de forma pensativa e intencional as peças que terão sentido em sua cápsula para a próxima temporada.







Acima de tudo, lembre-se de que a sua cápsula está aqui para atendê-la, e não o contrário. As regras estão para ajudá-la, então tente encontrar algum equilíbrio entre ser disciplinada o suficiente para que elas façam seu trabalho e sejam flexíveis o suficiente para que você não se sinta sufocada.

"Quanto menos vestuário você possui,

mais você usa suas roupas e menos elas usam você."

A LOOK S.O.S oferece serviço de criação de capsulas e LOOKs. Entre em contato para mais informações.

Veja também a matéria sobre como fazer a cápsula de roupas para viajem.

#guardaroupacápsula #cápsula #guardaroupa #guardaroupainteligente #looksos #guardaroupafuncional #comofazer #consultoriadecores #consultoriadeimagem #consultoriadeestilo #consultorademoda

0 visualização
MATEJA MARQUES
Consultora de Imagem & Estilo

© 2019 todos os direitos reservados LOOK.SOS

  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • White Pinterest Icon