Buscar

Calça Jeans: história da peça mais clássica e atemporal

A história do jeans inicia-se em Nimes, na França, onde o seu tecido foi fabricado pela primeira vez no ano de 1792. Por ser um tecido robusto e durável, sem necessitar de grandes cuidados no seu uso, começou a ser utilizado essencialmente em roupas para trabalhos no campo e pelos marinheiros italianos que trabalhavam no porto de Génova.

Antigamente, os marinheiros genoveses chamavam suas calças de trabalho de "genes", mas conforme o tempo foi passando foi se modificando o sotaque italiano, assim, a forma de se falar as calças deles se modificou para "jeans"'. O que desde então, se utiliza esta palavra para se referir a tal peça.


Quem deu a continuidade ao desenvolvimento do jeans foram Jacob W. Davis e Levi Strauss em 1871 na Califórnia. Eles tiveram a ideia de criar um novo uso para o tecido, que era utilizado para cobrir carroças na época da corrida do ouro na Califórnia. Como os trabalhadores no garimpo de ouro precisavam de roupas resistentes, eles resolveram fazer as calças, que foram um sucesso imediato! O primeiro lote de calças tinha como código o número 501, que acabou se tornando o modelo mais famoso e clássico de Levi Strauss.

Com o passar dos anos, as calças jeans foram sendo melhoradas. Foram acrescentados os botões de metal, a etiqueta de couro no cós das calças e a cor azul índigo, tão popular nos jeans atuais, que só começou a ser utilizada em 1890 e foi, nada mais, nada menos, uma estratégia de tornar os jeans mais atraentes.

O sucesso do jeans no mundo começou por volta da década de 30, através dos filmes que foram lançados sobre os cowboys americanos na época. Também foi muito utilizado pelos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial, encontrávamos os jeans nas fardas dos militares. Até que atingiu os famosos de Hollywood, ae o jeans foi teve uma visibilidade ainda maior. Quando grandes estrelas como: James Dean, Marilyn Monroe, Marlon Brando e Elvis Presley, começam a usar o jeans look.

Após o final da guerra, as calças que tinham tanto sucesso com os americanos, tornaram-se um ícone na moda mundial. O que foi uma surpresa para muitos, pois o jeans nasceu dos trabalhadores e não de grandes estilistas, mas chamou muita atenção quando começou a ser usado por todos. Assim, o primeiro estilista a perceber a grandiosidade e o poder do jeans na moda, foi Calvin Klein, o que nos anos de 70, ja inseria o produto em suas passarelas.


Outro marco histórico do jeans foi quando ele ganhou elastano, que deixou a peça, além de prática, super confortável e ajustada ao corpo.A Britney Spears foi a celebridade que mais contribuiu para a popularização do jeans skinny e a cintura baixa.


Hoje o jeans é considerado a peça mais básica de guarda-roupa. Todo mundo usa, homens, mulheres, crianças e não importa a classe social, atinge todos os bolsos e estilos.


Curiosamente ainda está mantendo as características originais das primeiras calças feitas por Levi Strauss, mesmo passando por muitas transformações. O grande diferencial de hoje em dia é a tecnologia, como por exemplo: jeans pra reduzir celulite, jeans com repelente e até jeans com lixo retirado dos oceanos.

Uma peça que todo mundo ama, não é mesmo? Veja alumas nossas escolhas:

Fotos: Reprodução, fonte Pinterest

MATEJA MARQUES
Consultora de Imagem & Estilo

© 2019 todos os direitos reservados LOOK.SOS

  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • White Pinterest Icon