Buscar

Descubra o segredo das cores

A cor é o elemento de maior impacto visual. Ela desempenha um papel critico na formação da sua imagem, afetando a percepção que os outros têm de você, podendo valorizar ou sabotar a sua aparência.



Tudo começou no início do seculo 20, quando um professor de artes, chamado Johannes Itten, iniciou uma observação sobre cores, que mais tarde, veio a se chamar Colorismo.


Através desta observação, ele percebeu que os alunos sempre escolhiam um mesmo grupo de cores para fazer os seus trabalhos. As gamas de tonalidades escolhidas também estavam presentes na natureza, de acordo com as estações do ano: primavera, verão, outono, inverno. Para a sua surpresa, as cores eram escolhidas não só pelas combinações harmônicas, mas também pelo fato de ressaltar a beleza do próprio aluno. Esta teoria ficou conhecida como Colorismo - A teoria das estações.



Todas as pessoas tem uma composição natural de cores. Esta composição é formada pela cor dos olhos, do cabelo e da pele.



Consequentemente todas as pessoas tem certas cores que valorizam a beleza individual, ajudando a disfarçar pequenas imperfeições, tais como olheiras, marcas de expressão e palidez. Vamos ver alguns exemplos:


Angelina Jolie fica com ar mais saudável com cabelo mais escuro, e não apenas cabelo como também batom e roupa.



Ao contrario da Angelina Jolie, Jenifer Lawrence fica mais bonita de cores claras. Preto é extremamente pesado e a deixa com um ar cansado e pele amarelada.



Cores profundas de outono são perfeitas para Julia Roberts. .



Com decorrer dos anos e evolução da teoria, os quatro grupos, que consideravam apenas tons frios e tons quentes, se estenderam em 12 cartelas especificas que consideram também os tons neutros, aqueles que não são nem frios, nem quentes (2/3 de pessoas estão nesta categoria). Assim chamada análise sazonal expandida divide qualidades especificas de cor em seguinte grupos:


- Primavera : pura, clara, intensa.

- Verão :puro, claro, suave.

- Outono :puro, profundo, suave.

- Inverno :puro, profundo, intenso.


Para saber qual é a sua cartela de cores, você precisa fazer uma análise especifica com um/a profissional qualificado/a. Análise é feita observando e comparando o efeito criado na aparência e coloração pessoal, ao colocarmos diferentes cores próximas ao rosto. O efeito das cores é percebido através da iluminação do rosto e da coloração dos olhos, lábios e bochechas.



Uma vez sabendo qual é seu grupo de cores, a composição do seu guarda-roupa torna se muito mais pratica e fácil de combinar. A cartela de cores vai te auxiliar como referencia em tudo que envolve cor: roupas, acessórios, maquiagem, cabelo, esmalte,...

As fotos: divulgação, fonte Pinterest

Muito interessante, não é? Agora você sabe, por que as vezes coloca certa cor e não consegue usar, ou mesmo assim usa mas não se sente bem.


A LOOK S.O.S oferece serviço de teste de coloração pessoal. Entre em contato para mais informações.

MATEJA MARQUES
Consultora de Imagem & Estilo

© 2019 todos os direitos reservados LOOK.SOS

  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • White Pinterest Icon